Categoria: Artigos
Data: 14/04/2025

A trajetória rumo à vitória nem sempre é fácil para o povo de Deus. Na realidade, a vida quase sempre é desafiadora. Enfrentamos problemas que, muitas vezes, parecem ser impossíveis de se resolver. Porém, o nosso Deus pode todas as coisas! Ele conhece o fim desde o começo e nos ajuda mesmo quando tudo parece perdido. Ele é a Rocha que nos ajuda, hoje e Sempre!
Essa palavra, Ebenézer, no original hebraico significa "Pedra de ajuda". Como memorial Samuel nomeou à pedra que deu nome a região localizado entre Mispá e Sem. Ali, o profeta e o povo reconheceram a ajuda do Senhor numa vitória épica contra os inimigos filisteus.

Essa conhecida expressão é bastante empregada até hoje, por judeus e cristãos, nos momentos de celebração e agradecimento a Deus. De fato, "Ebenézer" nos ajuda a lembrar o quanto Deus já fez por nós e fará. Também nos encoraja a ter esperança de que o mesmo Senhor que nos tem sustentado hoje, também nos dá segurança no futuro, seja qual for as circunstâncias.
Diversas vezes a Bíblia adverte sobre a necessidade de nos lembrarmos das coisas mais importantes. Várias festas no Antigo Testamento tinham esse propósito: servir como memorial, para que o povo se lembrasse dos feitos do Senhor, de geração em geração.

A Santa Ceia, por exemplo, é um memorial simbólico ordenado por Jesus Cristo para que nos lembrássemos da Sua obra redentora na cruz: "... façam isto em memória de mim." - (Lucas 22:19). "Até aqui..." - do mesmo modo, Samuel reconheceu que eles precisavam de se lembrar da grande ajuda do Senhor.
Infelizmente, temos a tendência natural de nos esquecermos das coisas boas que Deus nos dá. Por isso, temos a necessidade constante de exercitar a memória, lembrando do Senhor e do seu amor leal. Tal como o profeta Jeremias confessou nas suas Lamentações: “Quero trazer à memória o que pode me dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lm 3.21-23).

Deus é bom e cuida sempre daqueles que confiam nele. Mas o seu povo precisa se esforçar para não esquecer de lembrar de tudo que Ele tem feito. Ele é grande em fidelidade!
O povo de Israel estava afastado do Senhor. Depois da morte do último juiz, Sansão, Israel vivia à sua maneira, negando-se a submeter à vontade de Deus. Quase toda a nação estava vivendo em pecado, em acentuada degradação moral e crescente idolatria. Até a casa do sacerdote Eli já tinha sido avisada sobre o castigo iminente. Confiados na sua própria força, os israelitas decidiram enfrentar os inimigos filisteus, sem o direcionamento claro de Deus.

O povo tinha sofrido duras derrotas, inclusive perderam o símbolo da presença de Deus. Mas, após ter se arrependido e se voltado para Deus, o povo venceu! Samuel ergueu uma pedra memorial, chamada Ebenézer e disse "Até aqui o Senhor cuidou de nós" (1 Samuel 7:12).

No mesmo lugar onde, anteriormente, havia recebido duas terríveis derrotas, o povo de Israel alcançou uma vitória grandiosa. Graças à Pedra de ajuda, que é o Senhor todo-poderoso!
Deus é a nossa Rocha inabalável. - Mesmo que nos afastemos Dele, seu perdão está disponível quando nos arrependemos e nos voltamos para Ele de todo coração.
O símbolo da glória e da presença de Deus nunca será retirada pelos inimigos, se nós mantivermos a presença de Deus constante em nossas vidas.
Ebenézer! Podemos confiar que o mesmo Deus que nos sustentou até hoje, nos sustentará para sempre.
Construa um memorial das vitórias que o Senhor tem te concedido. Lembre-se que Ele é bom e cuida de você!

Texto disponivel em Respostas Bíblicas (Bibliaon)

Tags: ipcn

Autor: Respostas Bíblicas (Bibliaon)   |   Visualizações: 13 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário